
Quando o assunto são os pequenos insetos, podemos dizer que nem todo mundo compartilha da mesma opinião sobre estes incógnitos bichinhos. E o motivo parece ser unanime entre os desafetos do humilde artrópode. A insuportável “cantoria”, que pode ser comparada em termos de decibéis a uma decolagem de avião.
A verdade é que gostando ou não eles fazem parte da nossa primavera. Mas o que poucos sabem é que a vida destes animais não é tão fácil assim, Contrariando a fábula de Jean de La Fontaine, que conta a história de uma cigarra que levava a vida no canto enquanto a formiguinha se matava de trabalhar. As cigarras da vida real, aquelas que você vê e ouve cantando pelos jardins, parques, bosques e sítios, são verdadeiras guerreiras, sobreviventes de um ciclo de vida repleto de perigos, desafios e de muito trabalho. Algumas espécies de cigarras podem levar até 17 anos para chegar a fase adulta, vivendo uma fase larval(ninfas), sugando a seiva da raiz de algumas espécies de plantas. É uma vida bem comprida, principalmente se comparamos à média de vida dos nossos cãezinhos que são de 15 anos. Assim que atingem um certo estágio de vida elas escavam incessantemente o solo até sua saída para a curta vida ao ar livre. Entre pesticidas e predadores esfomeados as cigarras vivem com um único desígnio, a reprodução e perpetuação da espécie. Neste contexto, aquele “canto” ensurdecedor nada mais é que uma forma de chamada para o acasalamento.
Você deve estar se perguntando; mas para que serve essa enorme quantidade de cigarras na primavera? Lembre-se que as cigarras não são os únicos animais presentes nos parques e bosques, os pássaros também compõem o cenário bucólico da natureza nesta época do ano, e as cigarras garantem fonte de proteínas para várias espécies e para seus respectivos filhotes. As cigarras portanto são animais essenciais para a sobrevivência outros animais. A fase adulta destes pequenos seres pode ser ínfima, cerca de um mês apenas, mas é cheia de propósito. Na Estância São Bento – Chácara para temporada nesta época do ano está repleta de Cigarras que anunciam o alvorecer e o entardecer em nosso sítio, com o seu melancólico canto. Um espetáculo da natureza.
Comentários