
“A erva é natural”, mas pode te prejudicar sim! Estamos falando de uma plantinha muito comum, febre do paisagismo residencial da década de 80, a Dieffenbachia seguine, vulgo comigo-ninguém-pode. A planta possui uma beleza rústica, é tolerante a baixa luminosidade, não necessitando de regas frequentes e é extremamente resistente, tornando-se a escolha categórica dos iniciantes na arte da jardinagem e também dos que gostam de ter uma plantinha em casa, mas não querem perder horas com cuidados especiais. Para estes, é a oportunidade perfeita de ter um ambiente aconchegante que só as plantas proporcionam, mas com economia de tempo e cuidados.
À primeira vista o nome pode até soar como uma ameaça, ou a expressão verbal da arrogância de alguém, mas acreditem, é o nome popular da planta. Me lembro de quando era criança, essa plantinha era presença constante na casa de meus avós. Volta e outra ouvia os gritos de advertência. “Cuidado menino, não encoste na planta, é venenosa”! Ficava todo preocupado em não encostar, já que pelos avisos ensurdecedores, se tocasse, era morte certa.
Talvez o fato de trazer a aningapara (esse é o outro nome comum para comigo-ninguém-pode) como objeto de nossa conversa sobre jardinagem seja porque a plantinha me traz lembranças de um tempo bom, que definitivamente não volta mais. Mas esqueçamos a nostalgia de linhas anteriores e vamos ao que interessa. É venenosa ou, não é?
A resposta é sim, e muito. Mas isso não é motivo para descartá-la imediatamente de sua listinha de plantas para ter em casa. Tenha em mente que os cuidados dispensados a ela são redobrados às crianças e pets presentes em sua casa. Embora o simples contato manual raramente envolva algum risco, a planta pode causar sérios problemas se ingerida ou se entrar em contato direto com a boca e olhos. A substância envolvida em casos de intoxicação com o vegetal é o oxalato de cálcio, na maior parte das vezes sob a forma de cristais microscópicos. Mas engana-se quem acha que a presença desta substância é privilégio somente da comigo-ninguém-pode. Vegetais que apresentam manchas esbranquiçadas em suas folhas e por esse motivo geralmente são as de escolha como ornamento doméstico ou do jardim, costumam apresentar a substância oxalato de cálcio em seu interior. Temos como exemplos: espada-de-são-Jorge, Begônias e o copo-de-leite, dentre outros.
Os sintomas de intoxicação por oxalato de cálcio podem causar desde irritação das mucosas (boca e olhos) até alterações respiratórias graves, podendo levar até à morte. Assim que confirmado a ingestão do vegetal ou o contato direto com a boca e olhos a pessoa deve ser imediatamente encaminhada para uma unidade médica.
Diante do que foi exposto, você neste momento deve estar pensando ser uma loucura ter uma planta dessas em casa. Mas acalma-se, a planta não faz mal algum se não for ingerida ou colocada em contato com as mucosas. Ela pode ser manipulada sem cuidados especiais desde que mantidas as considerações anteriores. Além de ser um belo vegetal, ainda, segundo alguns “entendedores” e místicos, é uma planta que absorve toda a negatividade da casa, deixando o ambiente sempre com bons fluidos e com muita energia positiva.
Finalizo então nossa incursão pelo mundo das plantas reiterando que, se mantidos os cuidados básicos com as crianças e os pets não há motivos para criminalizarmos este belo presente, ofertado a todos pela mãe natureza.
コメント